Desporto

Kabuscorp e 1º de Agosto travam luta de velhos rivais

Kabuscorp e 1º de Agosto têm, hoje, o privilégio de abrir, às 16 horas, no Estádio Municipal dos Coqueiros, a 22ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da I Divisão. Trata-se de um jogo com os seus motivos de interesse a despeito daquilo que configura o valor que congregam, e mais do que isso, os objectivos que perseguem na prova.

26/04/2024  Última atualização 09H45
Estádio dos Coqueiros pode aquecer esta tarde no confronto entre palanquinos e militares © Fotografia por: DR

Apesar de, em termos classificativos, estarem a ver o chão a fugir-lhes dos pés, jornada após jornada, à luz de resultados mal conseguidos, ainda assim, Kabuscorp do Palanca e 1º de Agosto não pode ser visto como um jogo qualquer. Sempre que se defrontam procuram valorizar o espectáculo e agradar a sua massa de adeptos.

Depois da passada do Desportivo da Lunda-Sul, Sagrada Esperança e Petro de Luanda, é quase uma certeza que os dois  opositores desta tarde, passam a ter hipóteses reduzidas de chegar ao título, embora do ponto de vista matemático, ainda possam a acreditar, devem traçar outra meta competitiva.

Acredita-se que o mais que procuram é chegar a posições classificativas não muito aquém do seu nível. Isto é, no bloco de frente.  Pois embora já quase arredadas do objectivo fundamental, quer palanquinos quer militares, podem, perfeitamente, terminar ou na quarta ou na quinta posição.

Claro está, a empreitada do 1º de  Agosto chega a ser mais delicada ainda, estando neste momento a 14 pontos do líder. Terá de desbravar muita terra para poder constar entre os primeiros cinco classificados, ao contrário da turma de Bento Kangamba, quarto classificado, e a 12 pontos do primeiro.

De resto, as equipas jogam mais pelo prestígio e não tanto para aquilo que até determinada altura representava o seu objectivo principal. A questão do título parece ter mais a ver com outras equipas do que com estas duas. Mas seja como for, espera-se, na mesma, um agradável jogo de futebol.

O Kabuscorp vem de uma derrota (2-0), diante do Bravos do Maquis, pelo que não estará preparado para uma segunda derrota consecutiva, mas que pode acontecer, caso Zeca Amaral não estruture convenientemente a equipas no terreno. Pois, o 1º de Agosto, independentemente do estado de forma que esteja a atravessar, nunca foi de conceder facilidades.

Aliás, tendo descansado na jornada anterior, por força de calendário, a turma às ordens de Filipe Nzanza, deve ter  preparado, com maior esmero, a deslocação ao reduto dos palanquinos, sedento de pontos como está.

A jornada prossegue amanhã com a disputa de mais quatro partidas, nomeadamente Recreativo do Libolo- Sagrada Esperança, Interclube-União de Malanje, Desportivo da Huíla-Bravos do Maquis e Desportivo da Lunda-Sul-Petro de Luanda. Domingo para a conclusão medem forças Wiliete de Benguela-Académica do Lobito.

Filipe Nzanza: "Vamos atrás dos três pontos”

 

A vontade de vencer o jogo desta tarde diante do Kabuscorp do Palanca move a equipa do 1.º de Agosto que pensa apenas em sair do Estádio dos Coqueiros com os três pontos, apesar de reconhecer as dificuldades a enfrentar, segundo o técnico Filipe Nzanza.

Em declarações, ontem,  ao Jornal de Angola, o líder da equipa técnica agostina manifestou a ambição de derrotar os palanquinos. "Para nós, o resultado que interessa é a vitória. Conhecemos bem o adversário, perdemos o primeiro jogo e naturalmente queremos vencer o segundo. Temos opções para isso e vamos para o jogo atrás dos três pontos, reconhecendo o valor do adversário", destacou Nzanza.

Zeca Amaral: "Esperamos fazer a nossa melhor exibição”

Zeca Amaral,  técnico do Kabuscorp do Palanca, disse reconhecer grande potencial no 1º de Agosto, mas , segundo ele, não deixa de ser  um adversário que deve ser encarado como tal. "Queremos fazer a nossa melhor exibição desta época, podemos ultrapassar o 1º de Agosto". Começou por dizer em conferência de imprensa, ontem, no Estádio Municipal dos Coqueiros.

O técnico manifestou a necessidade de baixar os níveis de ansiedade, para que possam encarar o jogo com maior sentido de responsabilidade. "Vamos defrontar o 1º de Agosto, que dispensa apresentação, que não é mais senão a segunda equipa mais titulada do campeonato. Logo, temos responsabilidades acrescidas neste jogo". Disse.

Reconhece, entretanto, que o jogo vai ser difícil.

Elsa Arroz Jorge Neto José de Mátis

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto