Mundo

Chade inicia primeira eleição presidencial três anos após os golpes de Estado

JA Online

A República do Chade iniciou, esta segunda-feira, as votações para as eleições presidenciais, três anos depois que o líder militar Mahamat Idris Deby tomou o poder, após uma onda de golpes de Estado.

06/05/2024  Última atualização 16H33
Chade inicia primeira eleição presidencial três anos após os golpes de Estado © Fotografia por: Direito Reservado

Segundo a Reuters, analistas dizem que Mahamat Idris Deby, que assumiu o poder no dia em que os rebeldes mataram seu pai, Idriss Deby, em Abril de 2021, tem maior probabilidade de vencer, embora seu principal oponente tenha atraído multidões maiores do que o esperado durante a campanha.

O líder militar que votou na manhã de hoje, na capital N'Djamena, prometeu reforçar a segurança, fortalecer o Estado de direito e aumentar a produção de electricidade.

"Hoje estou defendendo um quarto compromisso que era completar o processo de transição lançado em nosso país há três anos. Cabe agora ao povo votar massivamente para escolher seu presidente”, disse Deby em uma postagem no Facebook após a votação.

Cerca de 8,5 milhões de pessoas registaram-se para votar. Os resultados provisórios são esperados até 21 de Maio e os resultados finais até 5 de Junho.

Se nenhum candidato obter mais de 50% dos votos, um segundo turno será realizado em 22 de Junho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo