Cultura

Grupos de dança participam no Festival Provincial da Huíla

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O Festival Provincial de Dança da Huíla, que se realiza hoje e amanhã, na Marginal do rio Mukufi, na cidade do Lubango, vai reunir 20 grupos de danças tradicionais e contemporâneas, anunciou, ontem, a chefe de Departamento de Acção Cultural do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.

27/04/2024  Última atualização 10H20
Grupos de dança na Huíla assinalam Dia Mundial com festival © Fotografia por: Arimateia Baptista | edições novembro

Elisandra Catraio explicou, em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola, que o Festival Provincial, uma promoção do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, em parceria com a Associação Provincial do Huíla, visa assinalar o 29 de Abril, Dia Internacional da Dança.

A chefe de Departamento de Acção Cultural informou que os grupos estão mobilizados para em sessão aberta apresentarem ao público todas as suas valências e diferentes estilos de dança como forma de comemorar a efeméride. O evento visa envolver os fazedores de dança em actividades culturais de destaque e divulgar os estilos de danças tradicionais e contemporâneas.

A sessão de danças, explicou,  começa às 10hdurante os dois dias do festival, permitindo que todos os grupos participem e o público tenha oportunidade de apreciar o melhor da modalidade cultural praticada na província da Huíla.

Elisandra Catraio explicou que a abertura do evento está reservada ao grupo de dança tradicional Kataleko, um dos conjuntos de maior renome da província da Huíla, pelo empenho na pesquisa e preservação dos estilos locais, cujas exibições têm despertado o interesse de turistas nacionais e estrangeiros nos eventos institucionais promovidos no Lubango.

"É um evento que estamos a realizar em alusão ao Dia Internacional da Dança. Alguns grupos exibem-se no primeiro dia e outros no segundo dia. Queremos comemorar a data de forma digna. Queremos que os fazedores desta arte se sintam acolhidos nas comemorações desta efeméride,  que só faz sentido, porque eles existem e praticam a dança”, argumentou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura