Política

Chefe de Estado faz convite oficial a homólogos da CPLP

Bernardino Manje | Em Lisboa

O Chefe de Estado angolano convidou, ontem, em Lisboa, os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para honrarem Angola com a sua presença nas comemorações do 50.° aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro do próximo ano.

26/04/2024  Última atualização 09H50
Líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa participaram nas celebrações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos © Fotografia por: RAFAEL TATI | edições novembro

João Lourenço, que discursava na cerimónia oficial dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, disse que o convite será, oportunamente, formalizado pelos canais apropriados. Além do Presidente angolano, participaram nas celebrações do 50.° aniversário da Revolução dos Cravos, os homólogos de Cabo Verde, da Guiné-Bissau, de Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste, José Ramos-Horta. O Presidente brasileiro, Lula da Silva, esteve representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

João Lourenço foi o primeiro Chefe de Estado a discursar no acto. Na ocasião, além de destacar a importância da luta de libertação dos países africanos de expressão portuguesa nos acontecimentos do 25 de Abril de 1974, João Lourenço destacou os laços que unem estes países a Portugal.

"Permitam-me que, nesta ocasião solene, transmita um abraço fraterno do povo angolano ao povo português", afirmou o Chefe de Estado, na parte final do discurso.

O Presidente anfitrião, Marcelo Rebelo de Sousa, foi o último a discursar e não falou por mais de cinco minutos.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política