Economia

Quénia confiante em desembolso do FMI

O Quénia espera luz verde para um desembolso de mil milhões de dólares do Fundo Monetário Internacional (FMI) no próximo mês de Maio, anunciou o Presidente daquele país, William Ruto, notando que o financiamento vai impulsionar a economia que mostra melhorias depois de evitar uma crise da dívida no início deste ano.

01/05/2024  Última atualização 11H31
© Fotografia por: DR

A moeda do Quénia, xelim, recuperou de mínimos históricos desde que o Governo emitiu 1,5 mil milhões de dólares em Eurobonds, em Fevereiro, algo que, segundo a Reuters, acalmou o nervosismo do mercado quanto a um potencial incumprimento sobre pagamentos de dois mil milhões de dólares que vencem em Junho.

Os problemas da taxa de câmbio, combinados com a inflação elevada e novos impostos destinados a colmatar os défices orçamentais, aumentaram o custo de vida, alimentando  protestos ocasionais.

Empréstimos robustos ao Quénia por parte do FMI e do Banco Mundial ajudaram o Governo a enfrentar a crise de liquidez, com o país da África Oriental a receber um reforço dos empréstimos de 941 milhões de dólares do FMI em Janeiro, o que elevou as dimensões do programa com o Fundo para 4,43 mil milhões de dólares, com cerca de 2,5 mil milhões de dólares pendentes.

William Ruto disse à Reuters que representantes do FMI desembarcam a 9 de Maio no Quénia para uma revisão destinada a desbloquear uma parcela de mil milhões de dólares.

"Esse processo está a decorrer muito bem", disse o Presidente em entrevista, na  segunda-feira, acrescentando que as conversações entre o ministro queniano das Finanças e o FMI em Washington durante as Reuniões de Primavera do Banco Mundial e FMI, há duas semanas, foram "extensas e muito bem sucedidas".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia