Política

Plano Nacional de Leitura promove escritores e autores da CPLP

Angola vai implementar, este ano, o Plano Nacional de Leitura, com o objectivo de promover escritores e autores nacionais, no âmbito do intercâmbio cultural da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

06/05/2024  Última atualização 09H40
Angola, no quadro da CPLP, aplica os princípios do pluricentrismo através da cooperação técnica, científica, educativa e cultural © Fotografia por: DR

Segundo uma mensagem conjunta do Ministério da Educação e das Relações Exteriores, a que o Jornal de Angola teve acesso, por ocasião da celebração do Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, assinalado ontem, após o processo de auscultação pública, realizado no período de 15 a 25 de Abril do corrente ano, a conclusão do Plano Nacional de Leitura está para breve.

O Plano Nacional de Leitura, refere o documento, além de promover escritores e autores nacionais no âmbito da CPLP, tendo em conta os laços históricos e de irmandade, visa promover a literatura na comunidade, a construção de saberes para a vida e a consequente formação de cidadãos do mundo.

Ainda em alusão ao Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, lê-se na mesma mensagem, realiza-se de hoje a sexta-feira, na Escola São José de Cluny, em Luanda, a 5.ª edição da Semana da Língua Portuguesa, sob o lema "Língua, Conhecimento e Desenvolvimento", assim como contará com uma conferência inaugural, intitulada "Literatura e Literacia na Escola”.

Do ponto de vista da cooperação internacional, sublinha o documento, Angola é um país que, no quadro dos compromissos da CPLP, aplica os princípios do pluricentrismo através da cooperação técnica, científica, educativa e cultural.

Em Angola, o português é a língua oficial, língua materna para milhares de angolanos e segunda língua da maior parte dos angolanos, sendo que desempenha, igualmente, a função de língua estrangeira.

 
Histórico das celebrações

A CPLP comemora o 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, instituído pela XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, desde 20 de Julho de 2009.

Após articulações político-diplomáticas da CPLP e dos seus Estados-membros, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou, em Novembro de 2019, a data como Dia Mundial da Língua Portuguesa, reconhecendo o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o português é a língua mais falada do Hemisfério Sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

Tendo sido a data oficializada no calendário da organização internacional em 2009, a CPLP e os seus Estados-membros já celebravam o dia 5 de Maio desde 2005.

Nos últimos anos, as celebrações do 5 de Maio têm crescido em importância e amplitude, sendo realizadas não apenas no espaço da CPLP como em terceiros países e nas sedes de organismos internacionais, como a ONU e a UNESCO.

No âmbito das celebrações da efeméride, em 2022, sob o lema "Cultura, Língua, Economia, Ciência e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável”, Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, promoveu diversas iniciativas inseridas na «Capital da Cultura da CPLP – Luanda 2022», destacando-se a Sessão Solene no dia 5 de Maio.

O Secretariado Executivo da CPLP celebra, ainda, na próxima quinta-feira, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP com a mesa-redonda "Promoção da Igualdade de Género para o Desenvolvimento Sustentável – Desafios e Oportunidades em Língua Portuguesa”, que terá lugar na Sede da CPLP, em Lisboa.

Neste contexto, outras iniciativas são promovidas pelo Secretariado Executivo da CPLP, pelos Estados-membros, pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), pelos Grupos CPLP em diversas cidades do mundo, pelos Observadores Associados, pelos Observadores Consultivos e por inúmeros parceiros da Sociedade Civil no espaço da CPLP.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política