Sociedade

Nuno Caldas exorta às igrejas a divulgarem mensagens sobre o Censo da População

Miguel Brás

Jornalista

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, exortou, segunda-feira, em Luanda, aos jovens e às igrejas reconhecidas em Angola a serem portadores da mensagem sobre o Censo Geral da População e Habitação, que arranca no dia 19 de Julho em todos os 164 municípios do país.

07/05/2024  Última atualização 10H26
Secretário de Estado para a Comunicação Social lançou apelo © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Nuno Caldas, que falava na abertura de um seminário de capacitação sobre o Censo, dirigido às diferentes denominações religiosas e associações juvenis, reconheceu o papel das igrejas na mobilização das comunidades e considerou que as mesmas também podem ser úteis para o êxito da campanha que arranca em Julho.

Segundo o governante, nas várias etapas do processo histórico do país, quer antes da Independência Nacional, quer depois da conquista da liberdade, a Igreja sempre assumiu um papel crucial na educação e mobilização dos  cidadãos.

"Queremos pedir que, através de comunicados públicos, possam passar, quer nas missas, quer nos cultos ou encontros da juventude e das mulheres, a mensagem sobre o Censo, no sentido de que todos possam participar”, apelou.

Nuno Caldas deixou, igualmente, uma exortação aos jovens. "Queremos que usem a vossa capacidade criativa, ou seja, que possam usar a vossa irreverência de forma positiva para serem os principais interlocutores e mobilizadores da nossa juventude, de Cabinda ao Cunene, do mar ao Leste, para mobilizar os outros jovens e as crianças a participarem em mais um processo censitário do nosso país”, exortou.

O secretário Jurídico da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Tito Ngungu, garantiu a disponibilidade da Igreja Católica na mobilização da sociedade civil.

"Estamos abertos para podermos mobilizar a sociedade através das nossas comunidades, paróquias, centros ou em qualquer lugar onde nos encontremos, sabendo que a Igreja está presente em todos os cantos do nosso país”, disse.

Vitorino Matias, secretário para as Relações Internacionais do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), manifestou, igualmente, a disponibilidade da instituição para participar no processo censitário. "Se a Comissão Multissectorial estiver de acordo que façamos parte, estamos de braços abertos”, garantiu o líder juvenil, sublinhando que é missão do cidadão servir à pátria.

 
Concurso público

Um concurso público é aberto dentro de dias para a contratação de 92 mil agentes, que deverão trabalhar no Censo Geral da População e Habitação, revelou, ontem, em Luanda, o director-geral do Instituto Nacional de Estatística.

Em declarações ao Jornal de Angola, José Calengi, disse que 92 mil é o número de agentes necessários para a recolha de informações sobre o Censo

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade