Mundo

Exército do Mali mata líder do Estado Islâmico

Um alto comandante do grupo Estado Islâmico, procurado por mortes de elementos das forças dos Estados Unidos da América no Níger, foi morto numa operação do Exército do Mali, disseram, ontem, as autoridades militares.

03/05/2024  Última atualização 15H00
© Fotografia por: DR

Abu Huzeifa, conhecido pelo pseudónimo   "Higgo”, era comandante do Estado Islâmico no Grande Saara. O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América anunciou uma recompensa de até 5 milhões de dólares por informações a seu respeito.

Huzeifa é suspeito de ajudar a liderar um ataque, em 2017, contra as forças dos EUA e do Níger, em Tongo Tongo, que resultou na morte de quatro norte-americanos e quatro soldados nigerinos. Após este ataque, o Exército norte-americano reduziu as operações com os parceiros locais no Sahel. "A identificação e as provas recolhidas confirmam a morte de Abu Huzeifa,  conhecido como "Higgo”, um renomado terrorista estrangeiro”, afirmou o Exército do Mali num comunicado citado pela Efe.

Moussa Ag Acharatoumane, líder de um grupo armado tuaregue aliado do Estado, disse que as forças participaram na operação e que a mesma ocorreu na região Norte do Mali. Uma foto de Huzeifa, apresentada pela televisão estatal, mostra-o num uniforme militar, com uma longa barba preta e uma metralhadora na mão.

O Mali sofreu dois golpes de Estado desde 2020.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo