Economia

Contas do BNA mostram evolução nos pagamentos

Vânia Inácio

Jornalista

O Banco Nacional de Angola(BNA) publicou, no arranque da semana, o Relatório Anual e Contas 2023, onde um dos destaques foi o crescimento expressivo do sistema de pagamentos do país.

02/05/2024  Última atualização 13H25
BNA concretizou segunda fase da modernização do sistema © Fotografia por: DR

O destaque recai para o Serviço de Transferências Instantâneas (STI), com dados muito favoráveis sobre a aceitação e difusão junto ao consumidor angolano ao longo do ano passado.

A  nível das Infra-estruturas do Mercado Financeiro (IMF), com a introdução do STI, foram efectuadas, em 2023, cerca de  1 595 milhões de operações, no montante de 211,32 biliões de kwanzas, tendo as operações do multicaixa se destacado, com uma quota de 98,35 por cento  do total de movimentações processadas.

Ainda em 2023, o BNA procedeu à materialização da segunda fase de modernização do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7, que permitiu aos beneficiários de operações de transferências e pagamentos efectuados com recurso a cartão de débito Multicaixa passarem a ter reflectidos os valores referentes àquelas operações no dia imediatamente seguinte, nas suas contas bancárias.

Esta iniciativa abrange a liquidação das operações inerentes ao STC nos finais de semana, que se perspectivava concretizar em Janeiro de 2024.

A melhoria do acesso aos serviços financeiros pela população, também mereceu destaque nos relatórios com a iniciativa da instituição de implementar, em 2023, o projecto de alargamento da rede de Caixa Automática( CA), para a redução da assimetria de distribuição geográfica dos mesmos face à população.

No projecto-piloto, o BNA  propôs-se assumir a  subsidiação de 25 por cento do custo para cada CA implantado  pelos bancos comerciais, que rendeu a instalação de 66 caixas automáticas, nos diferentes pontos da cidade. 

Em relação ao Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos(LISPA), o BNA avalia que o impacto do trabalho desenvolvido nesta iniciativa foi materializado em mais de 150 projectos de startups e mais de 500 empreendedores, tendo gerado 196 novos postos de trabalho.

Activos

Em 31 de Dezembro de 2023, o Activo do Banco Central  cifrou-se em 15,52 biliões de kwanzas, representando um aumento de 5,66 biliões de kwanzas, em comparação a 2022.

No exercício de 2023, foi apurado um resultado contabilístico positivo no valor de 4,12 biliões de kwanzas. Quanto ao resultado realizado, este foi de 446,75 mil milhões de kwanzas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia