Especial

Conecta Angola prevê internet para mais de 30 mil cidadãos

O projecto Conecta Angola, lançado em 2023, no Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC 2023), prevê a instalação de no mínimo dois pontos em cada província em zonas recônditas e tornar o serviço de internet disponível para mais de 30 mil cidadãos.

27/01/2024  Última atualização 13H04
VANTAGENS DO ANGOSAT-2 © Fotografia por: DR
Segundo dados consultados pelo Jornal de Angola e confirmados pela directora adjunta para a Área Técnica e Científica do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Vangiliya Pereira, a falta de acesso à internet limita o desenvolvimento social e económico das comunidades.

Já foram instalados oito kits do projecto Conecta Angola no Belo Horizonte (Bié), Canzar (Lunda-Norte), Sombo (Lunda-Sul), ITEL (Luanda), Jamba Cueio e Dirico (Cuando Cubango), que atendem cerca de 20.000 cidadãos.

Pretende-se, deste modo, levar a iniciativa às zonas recônditas de Angola, por meio do uso do Angosat-2, satélite de comunicações que desempenha um papel crucial no desenvolvimento e progresso do país, promovendo comunicações abrangentes, conectividade digital, ampliação do acesso à informação, autonomia tecnológica e outros.

Vangiliya Pereira destacou as vantagens do Angosat-2, do ponto de vista do custo e benefício, associado com o Conecta Angola, considerando possível levar o serviço de internet aos pontos mencionados, ligando os usuários ao mundo.

O objectivo, segundo o GGPEN, é levar gratuitamente a internet às áreas remotas, onde nunca houve comunicação com os operadores convencionais, ajudando a reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das populações naquelas regiões.

Existe, ainda, uma disparidade do género no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente nas zonas mais recônditas do país. Com o Conecta Angola, segundo as autoridades, será possível, com o apoio das escolas, das comunidades e das administrações locais, reduzir o fosso, pois a internet gratuita estará ao alcance de todos.

Os dados apontam que vai haver, também, a necessidade de se criar sinergias com empresas públicas, privadas e outras para apoiarem essas localidades com a disponibilização de telefones e computadores, para que possam, de facto, usufruir do acesso que o Conecta Angola proporciona.

O serviço de internet é de acesso livre sem que seja cobrado qualquer taxa ao usuário. Neste particular, o Conecta Angola promove a inclusão digital das comunidades e reduz o fosso no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação entre os habitantes de zonas urbanas e os das áreas recônditas.

Lançado em Outubro de 2023, o Conecta Angola é um projecto coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, em parceria com o GGPEN, FADCOM, INFRASAT, ANGOLA TELECOM e INFOSI.

Transmissão histórica de futebol em Menongue

A província do Cuando Cubango vivenciou um marco histórico graças ao projecto Conecta Angola. Recentemente, o Largo Dr. Agostinho Neto, um local emblemático no município de Menongue, foi palco de uma celebração única: a transmissão do último encontro da primeira fase do CAN 2024 de futebol, entre Angola e o Burkina Faso. A transmissão, realizada através da internet de alta velocidade fornecida pelo Conecta Angola via ANGOSAT-2, permitiu que a comunidade local se unisse para assistir a vitória de Angola por dois a zero numa tela gigante.

Mais do que um evento desportivo, segundo alguns cidadãos, a transmissão transformou-se numa verdadeira celebração da união e do espírito comunitário. "A vitória de Angola sobre o Burkina Faso, na Costa do Marfim, projectada em tamanho grandioso, simbolizou a nova era de conectividade e acesso à informação que o Conecta Angola trouxe para a região”, disseram.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Especial