Cultura

Artistas felicitam elevação da kizomba e da marimba

Armindo Canda

Jornalista

O músico Vui Vui e o artista plástico Horácio Dá Mesquita felicitaram a elevação dos géneros de dança e música kizomba, assim como a tchianda e os instrumentos musicais marimba e quissange a Património Imaterial Nacional, pelo Ministério da Cultura.

23/04/2024  Última atualização 07H34
Vui Vui aplaude iniciativa do Ministério da Cultura/Artista plástico e músico Horácio Dá Mesquita © Fotografia por: DR

Estas declarações foram feitas à margem da primeira Assembleia Geral Ordinária da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), realizada, sexta-feira, na Mediateca de Luanda.

Em declaração ao Jornal de Angola, Vui Vui disse que a elevação deste género musical e dos instrumentos é uma mais-valia para os fazedores de cultura, pois a kizomba é uma das marcas angolanas que tem circulado pelo mundo.

"Há vários festivais de kizomba que acontecem pelo mundo e já era sem tempo a elevação deste género musical, por sinal é um estilo de dança que nos identifica como angolanos. É um marco que ficará ligado ao titular da pasta da Cultura e toda a sua administração, está de parabéns o Executivo”.

O músico referiu que este gesto é uma vitória para todos os artistas nacionais, em geral e ,em particular, para os que fazem o uso da marimba e quissange, assim como os intérpretes e dançarinos da kizomba e tchianda. "Penso que o Executivo deve trabalhar junto da UNESCO para a elevação da kizomba a Património Imaterial da Humanidade, mas acredito que dentro de alguns anos este estilo de dança e género musical será elevado à mais alta distinção”.

O artista plástico Horácio Dá Mesquita frisou que o Ministério da Cultura está de parabéns pela elevação destes géneros e dos instrumentos musicais, porque isso dá um maior incentivo aos seus executantes.

Com a elevação da kizomba, tchianda, quissange e marimba, argumentou que o Executivo fez o trabalho que lhe confere, mas é necessário continuar a trabalhar junto da UNESCO para a elevação a Património Imaterial da Humanidade.

Horácio Dá Mesquita disse que se deve continuar a promover estes instrumentos, com a realização de espectáculos com os executantes da marimba e quissange, assim como a contratação dos mesmos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura